Os melhores locais para visitar
Monumentos em Évora
Centro Histórico de Évora
- património
Évora
7000, Évora
Conheça os encantos desta cidade-museu, classificada pela UNESCO, em 1986, como Património Mundial da Humanidade, tal é o seu legado e riqueza histórica. Deixe-se guiar por entre ruas e praças históricas, onde passado e presente se misturam; deleite-se com a beleza natural das paisagens circundantes, entregue-se à simpatia das gentes eborenses, sublime-se com a gastronomia, pasme-se com as tradições e o artesanato típico!
Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
- património
Largo do Conde de Vila Flor
7000-804, Évora
Inaugurado em 1915, passou por várias vicissitudes até ser instalado em definitivo no antigo Palácio Arquiepiscopal (finais do século XVI e princípios do século XVII). Sofreu uma profunda remodelação em 1940, tendo-se valorizado as secções de Arqueologia, Arquitetura, Escultura, Epigrafia, Heráldica, Ourivesaria, Artes Decorativas e Pintura.
Paços de Évora / Palácio de Dom Manuel
- património
Praça 1º de Maio - Rua 24 de Julho, 1
7000-650, Évora
A Galeria das Damas é a parte do que resta do palácio construído pela dinastia de Avis no século XVI, em estilo gótico - renascença. Gil Vicente representou sete dos seus Autos neste palácio, dedicados às rainhas Dona Maria de Castela e Dona Catarina da Áustria. A galeria costuma acolher exposições.
Igreja e Antigo Convento de Nossa Senhora do Espinheiro
- património
CM1089-1
7005, Évora
Igreja que sofreu várias remodelações. Da primitiva traça do templo quatrocentista e da reforma manuelina restam apenas os dois absidíolos do transepto e vestígios da primitiva abside poligonal. No interior apresenta nave com cobertura em abóbada de berço, com o primeiro dos sete tramos originais ocupado pelo coro-alto, alçado por arco abatido e pilastras jónicas, bordado de balaustrada de balaústres torneados em efeitos anelares.
Villa Romana de Nossa Senhora do Tourega
- património
Nossa Senhora do Tourega
7000, Évora
Esta vila romana situa-se numa pequena elevação, junto da ribeira de Valverde, a 12 quilómetros de Évora. Ali encontrava-se a antiga sede municipal, Ebora Liberalitas Iulia. A leste do edifício existe um grande tanque cuja principal função seria o armazenamento de água para abastecer os tanques das termas.
Capela dos Ossos
- património
Praça 1º de Maio, 4
7000-650, Évora
Um dos símbolos de Évora, a Capela dos Ossos encontra-se no interior da Igreja de São Francisco e foi construída no século XVII. As paredes forradas com ossos e caveiras, estimadas em 5000, pretendem transmitir a mensagem da transitoriedade da vida.
Cromeleque dos Almendres
- património
Herdade dos Almendres
7000, Évora
Cromeleque característico da arquitetura megalítica da região de Évora. É composto por dois conjuntos de menires dispostos em círculos concêntricos. Está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Chafariz da Praça de Giraldo
- património
Praça de Giraldo
7000-508, Évora
O chafariz, obra do arquiteto Afonso Álvares, foi construído no século XVI. É constituído por mármore branco finalizado com uma coroa de bronze e oito fontes. Diz a tradição que as oito fontes correspondem às oito ruas que desembocam na praça.
Aqueduto da Água da Prata
- património
Rua José Maria Correia, 4
7000, Évora
Trata-se de uma obra renascentista, traçada por Francisco de Arruda. É um aqueduto de construção granítica, com realce para uma torre com a imagem de uma santa.
Templo Romano de Évora / Templo de Diana
- património
Largo Conde Vila Flor
7000, Évora
O templo romano de Diana é o verdadeiro ex-líbris da cidade de Évora. É constituído por 14 colunas de granito, sendo as bases e os capitéis em mármore de Estremoz. Foi erguido no século I, durante a época de Augusto e destruído durante o século V, aquando das invasões bárbaras. Contudo, as suas ruínas continuaram a ser aproveitadas ao longo dos tempos.