Os melhores locais para visitar
Monumentos em Alijó
Santuário do Senhor de Perafita
- património
Perafita
5070-555, Perafita
Santuário de rococó bracarense com igreja e sacristia anexa, a torre sineira é independente, Casa dos Milagres, Capela do Senhor dos Milagres, fonte junto à capela e Calvário.
Igreja Matriz de Favaios / Igreja de São Domingos
- património
Rua Capelão Morais
5070-272, Favaios
Igreja de arquitetura neoclássica com nave única e capela-mor, com torre sineira e sacristia adossadas. Apresenta no interior, coro-alto sobre arco abatido, confessionários embutidos, dois púlpitos com guarda plena de talha policroma, dois retábulos laterais e dois colaterais, postos de ângulo neoclássicos. O retábulo-mor é revivalista, de talha policroma.
Azulejos da Estação Ferroviária do Pinhão
- património
Largo da Estação
5085-037, Pinhão
Datada do o século XIX, a Estação Ferroviária do Pinhão é a mais bela estação do Douro. É conhecida pelos seus azulejos, com imagens que refletem a vida da região, dos montes com as videiras e a agitação das vindimas.
Igreja Matriz de Alijó / Igreja de Santa Maria Maior
- património
Avenida Conselheiro Teixeira de Sousa, 4
5070-046, Alijó
Igreja barroca e neoclássica que apresenta uma nave única e uma capela-mor, com sacristia adossada. No interior, tem coro-alto, confessionários embutidos, púlpito no lado do Evangelho, dois retábulos laterais e dois colaterais, de talha policroma e dourada neoclássicos e um retábulo-mor em talha policroma e dourada tardo-barroca.
Edifício dos Paços do Concelho de Alijó
- património
Rua General Alves Pedrosa, 13
5070-051, Alijó
Edifício de arquitetura barroca com fachadas de dois pisos, constituído por dois corpos, um setecentista e o outro oitocentista. A fachada principal encontra-se rasgada por janelas de sacada e coroada por um espaldar recortado com pedra de armas. As fachadas laterais e o interior foram reformadas.
Anta da Fonte Coberta de Vila Chã
- património
EN212
5070, Vila Chã
Dólmen de planta poligonal com vestíbulo. Apresenta uma arquitetura funerária e religiosa, megalítica.
Ponte Romana de Carlão
- património
EM582
5070, Carlão
A primitiva ponte romana foi destruída em 1739 durante uma cheia e reconstruída em 1860. Ponte de arco com tabuleiro plano sobre um único arco de volta perfeita.
Chafariz de São Mamede de Ribatua
- património
Praça Marquês de Pombal
5070-472, São Mamede de Ribatua
Chafariz de arquitetura revivalista com estrutura piramidal. Tem tanque e duas taças intercaladas e integra-se numa tipologia influenciada pelo chafariz de Alijó.
Fonte do Gricho
- património
Rua do Gricho
5070-494, São Mamede de Ribatua
Fonte setecentista de espaldar, sobrepujada por pináculos e cruz central. Tem bica circular e pequeno tanque retangular fronteiro.