Os melhores locais para visitar
Monumentos em Celorico da Beira
Troço de Calçada Romana
- património
Celorico da Beira
6360-362, Celorico da Beira
Troço pertencente a uma antiga via romana que ligava Guarda a Mangualde, sendo possível que pertencesse à via Viseu-Linhares. Encontra-se pavimentada com pedras alinhadas e dividida em três troços.
Necrópole de São Gens e Penedo do Sino
- património
Lavandeira
6360-302, Celorico da Beira
Trata-se de um antigo cemitério onde existem quatro espécies de túmulos: em forma de banheira, triangulares, antropomórficos e cavados em pedras móveis. Perto destas sepulturas, encontra-se o Penedo do Sino, um bloco pedunculado granítico, afeiçoado pelos agentes de meteorização, muito conhecido por se encontrar num estranho e belo equilíbrio. Este local foi ocupado entre os séculos I e II e mais tarde entre os séculos XII e XIII, acreditando-se, porém, que esta necrópole data desde o século VI ao século XIV.
Igreja da Misericórdia de Celorico da Beira
- património
Rua da Misericórdia, 11
6360-309, Celorico da Beira
Igreja construída entre o século XVII e o século XIX, a apresentar características barrocas, mas com alguns apontamentos neoclássicos. A fachada principal divide-se em três panos murários separados por pilastras toscanas, apresentando ainda um portal em arco abatido com dupla moldura recortada. No interior, destaque para a decoração, em reboco e pintura.
Casa do Judeu
- património
Travessa do Passadiço
6360-080, Linhares da Beira
Casa nobre com fachada em alvenaria de granito, onde se destaca a porta principal, protegida por um alpendre de recorte típico. Como era habitual nas casas de judeus, a porta é larga com verga, ombreiras chanfradas e divisas ao fundo, para marcar a hierarquia.
Igreja Matriz de Linhares da Beira / Igreja de Nossa Senhora da Assunção
- património
Largo da Igreja
6360-080, Linhares da Beira
Igreja reconstruída no século XVII, a apresentar alguns vestígios românicos na capela-mor e na porta lateral. Destaque, na fachada, para o frontão triangular interrompido e para a janela em forma de flor com quatro pétalas. No interior, realce para os altares decorados. Algumas das pinturas existentes são atribuídas a Grão Vasco.
Igreja de Santa Maria de Celorico da Beira
- património
Praça de Santa Maria
6360-362, Celorico da Beira
Templo construído nos séculos XIII e XIV e reformado no século XVIII, conservando ainda, dessa época, a fachada barroca e duas torres sineiras. Destaca-se a imaginária e algumas pinturas, os caixotões do teto com figuras de santos pintadas, os azulejos do século XVII e as lápides tumulares. Durante a terceira invasão francesa, funcionou como hospital de sangue dos ingleses.
Castelo de Linhares da Beira
- património
Rua do Castelo
6360-080, Linhares da Beira
Situado num monte a cerca de 800 metros de altitude, nos contrafortes da Serra da Estrela, este castelo terá sido um castro ocupado por romanos e destruído pelos mouros, no século IX, antes de ter sido recuperado por Dom Dinis. Conserva-se apenas o recinto definido por duas torres com vários pisos.
Castelo e Muralhas de Celorico da Beira
- património
Rua do Castelo
6360-339, Celorico da Beira
Castelo constituído por uma cerca com duas torres e uma torre de menagem. Localizado no topo de uma formação granítica sobranceira à vila, data do século XIV. Realçam-se as frestas em arco reto, merlões de face retangular e portas principais em arco quebrado. As muralhas apresentam configuração irregular e adarve descoberto.
Pelourinho de Baraçal
- património
Rua do Forno
6360-020, Baraçal
Pelourinho manuelino datado do século XVI, a apresentar um soco com três degraus, um fuste octogonal (não existindo nem base nem capitel) e um remate em forma piramidal.