Os melhores locais para visitar
Monumentos em Castro Verde
Ermida de São Pedro das Cabeças
- património
São Pedro das Cabeças
7780-251, Castro Verde
Monumento maneirista que assinala o local onde terá ocorrido a Batalha de Ourique, a 25 de julho de 1139. É um santuário de peregrinação, com predominância da tipologia quinhentista, que se reflete na construção de pequenas igrejas de uma só nave. Apresenta um arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras e o altar-mor é de madeira com nicho em alvenaria. Segundo uma lenda, esta ermida pertence ao grupo de sete capelas irmãs, que se avistam todas umas às outras: Senhora do Amparo, em Mértola; Senhora de Guadalupe, em Serpa; Senhora da Cola, em Ourique; Senhora do Castelo, em Aljustrel, …
Igreja da Misericórdia de Castro Verde
- património
Largo Victor Guerreiro Prazeres
7780-218, Castro Verde
Igreja construída na primeira metade do século XVI, a apresentar características de arquitetura manuelina e maneirista. Na segunda metade do século XVIII sofreu uma profunda remodelação, altura em que foi feito o retábulo e se decorou a capela-mor, o arco e a abóbada da capela-mor. Nos finais do século XIX construiu-se o coro e as abóbadas da nave foram decoradas. Alberga agora um lar de idosos.
Sítio Arqueológico de São Pedro das Cabeças
- património
São Pedro das Cabeças
7780-251, Castro Verde
Vestígios arqueológicos datados na 2ª Idade do Ferro, séculos V e III a.C.. O período cronológico está marcado desde o Calcolítico até à Romanidade. Também se diz que foi em São Pedro das Cabeças que terá ocorrido a Batalha de Ourique.
Moinho de Vento
- património
Largo da Feira
7780-131, Castro Verde
Moinho de torre recuperado em 2003, não se sabendo ao certo a data da sua edificação. Desativado desde os anos 30 do século XX, serviu como habitação até ser recuperado pela Câmara Municipal. Do edifício original restam apenas a torre e os “dormentes” que suportam os soalhos dos pisos interiores.
Igreja Matriz de Castro Verde / Basílica Real de Castro Verde
- património
Praça do Município
7780-217, Castro Verde
Igreja constituída por uma nave, uma capela-mor, apresentando uma fachada simétrica enquadrada por duas torres sineiras. Assenta sobre um primitivo templo mandado edificar por Dom Sebastião em 1573, sendo construído entre 1727 e 1735, já no reinado de D. João V. Destaque, no interior, para alguns painéis de azulejos setecentistas sobre a Batalha de Ourique e para o Tesouro da Basílica.
Igreja das Chagas do Salvador / Igreja de Nossa Senhora dos Remédios
- património
Rua Dom Afonso Henriques
7780-183, Castro Verde
Igreja construída sobre uma outra igreja, cuja fundação é lendariamente atribuída a Dom Afonso Henriques. No século XVIII, a fachada é reconstruída, mostrando uma interessante animação barroca. No interior, destaca-se um retábulo-mor em estuque marmoreado com trono em talha dourada e alguns azulejos setecentistas, inspirados em modelos holandeses.
Igreja Matriz de Santa Bárbara de Padrões
- património
Rua da Igreja
7780-457, Castro Verde
Templo maneirista construído entre os séculos XVI e XIX, assentando sobre os restos de uma pequena localidade cujo nome seria Arannis, um aglomerado romano nos séculos V ou VI d.C.. Apresenta uma planta longitudinal composta por uma nave, uma capela-mor e, adossadas, a capela de São Miguel, o batistério, duas salas de arrumos e a sacristia. No interior, tem um arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras, ladeado por altares com retábulos de talha policromada e dourada.
Igreja Matriz de São Marcos da Ataboeira
- património
Largo 25 de Abril
7780-522, Castro Verde
Igreja de estilo maneirista e barroca, construída em meados do século XVI. Apresenta uma planta longitudinal composta por uma nave única e capelas laterais, sendo a cobertura diferenciada em telhado de duas águas na nave e cúpula e revestida a telha na capela-mor. Na fachada principal, de pano único definido por pilastras, existe uma pedra de armas da Ordem de Santiago.
Igreja de São Tiago / Igreja Matriz de Entradas
- património
Praça da Liberdade
7780-344, Castro Verde
Igreja de nave única, com uma torre sineira, cuja construção foi iniciada em 1743. No interior, a nave encontra-se coberta por uma abóbada de berço redondo e o arco triunfal, em arco redondo, assenta sobre pilastras que rasgam a capela-mor. Destaque para os altares e a pia batismal, em mármore branco e cinzento, e para o altar-mor, de traçado clássico.
Igreja Matriz de Casével / Igreja Paroquial de Casével
- património
Largo da Praça
7780-020, Castro Verde
Templo maneirista e barroco, construído sobre um templo do século XIV. Apresenta uma nave única com uma capela-mor e capelas laterais. A fachada foi profundamente remodelada no século XVIII e a torre sineira foi construída entre 1954 e 1955. Destaque para a Cabeça-Relicário de São Fabião, peça de ourivesaria do século XIII, que a tradição popular associa à cura dos males dos gados.