Os melhores locais para visitar
Monumentos em Benavente
Pelourinho de Benavente
- património
Praça do Município
2130, Benavente
Apresenta fuste espiralado, com anel decorativo, encimado por capitel que suporta um pináculo rematado por esfera armilar e cruz em ferro.
Igreja de Nossa Senhora da Oliveira
- património
Praça da República, 1921
2135-251, Samora Correia
Com uma fachada marcada por duas torres sineiras, esta igreja apresenta o interior revestido a azulejos historiados (séculos XVII e XVIII) e tipo "tapete", destacando-se o trabalho do sacrário em talha dourada.
Igreja da Misericórdia de Benavente
- património
Rua Luís Godinho
2130-049, Benavente
Igreja com fachada harmoniosa e portal clássico. Destaque no interior para os azulejos setecentistas e esculturas de grande qualidade, algumas provenientes do Convento de Jericó.
Palácio do Infantado
- património
Praça da República
2135, Samora Correia
Localizado no núcleo histórico de Samora Correia, é um dos edifícios mais marcantes da vila. Também conhecido como Palácio da Companhia da Lezírias, viu o seu interior destruído num violento incêndio em 1976. Apesar disso, permaneceu como referência patrimonial e, atualmente, é um espaço cultural que comporta a biblioteca, um auditório e galerias de exposição.
Igreja da Misericórdia de Samora Correia
- património
Rua Almirante Cândido dos Reis, 14
2135, Samora Correia
O edifício da Igreja não conserva, no exterior, o seu traço primitivo porque foi sujeita a uma remodelação no século XVIII. Conservou, no entanto, os azulejos no interior e o Cadeiral dos Irmãos do espírito Santo e o Retábulo, que ainda existe na capela-mor e que representa a Visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel.
Cruzeiro do Calvário
- património
Rua do Pinheiro
2130, Benavente
O cruzeiro encontra-se no centro de um pequeno terreiro. Possui uma plataforma de cinco degraus e uma inscrição de fundação datada de 1644 e outra da reforma de 1725.
Fonte do Concelho
- património
Rua da Fonte Concelho
2135, Samora Correia
Fonte situada numa das partes mais antigas da vila, incrustada em muros e casas. É uma fonte de construção simples, que apresenta um arco em pedra de dimensões regulares. Não ostenta elementos decorativos.
Fonte de Santo António
- património
Largo de Santo André
2130, Benavente
Esta foi a primeira canalização pública do concelho de Benavente. Utilizando as tradicionais quartas de água, as pessoas vinham aqui abastecer-se.
Fonte dos Escudeiros
- património
Rua Quinta dos Gatos
2135, Samora Correia
Fonte situada na única rua da vila que conserva a toponímia original. Tem inscrição de 1863, apesar de estudos recentes provarem que a sua existência é mais antiga.