Os melhores locais para visitar
Monumentos em Valença
Núcleo Intra-muros da Praça de Valença
- património
Fortaleza de Valença
4930-619, Valença
Aglomerado urbano no interior das fortificações de Valença. O núcleo intramuros - desprovida de castelo - é totalmente rodeado pela cintura defensiva escalonada, preservando em grande parte a esplanada revestida por vegetação rasteira e arbustiva.
Necrópole Medieval do Adro Velho
- património
Adro Velho
4930-271, Verdoejo
Necrópole localizada nas imediações de Verdoejo, por entre um espesso bosque de pinheiros e carvalhos.
Torre de Silva
- património
EM512
4930-482, São Julião
Torre de arquitetura militar, medieval e seiscentista, sendo uma das mais antigas torres senhoriais. A sua entrada principal primitiva fazia-se pelo arco quebrado do segundo piso, tendo-se, posteriormente, alterado a fachada principal para a face oposta. Sobre esta fachada está o brasão dos Condes de Pliégue.
Capela do Bom Jesus
- património
Travessa do Bom Jesus, 14
4930-752, Valença
Capela barroca com elementos de rococó, de planta longitudinal, composta por nave única e capela-mor. O projeto foi da autoria do engenheiro militar Manuel Pinto de Vilalobos.
Igreja Matriz de Valença / Igreja de Santa Maria dos Anjos
- património
Largo de Santa Maria dos Anjos
4930-696, Valença
Igreja situada em pleno núcleo intramuros da Fortaleza de Valença, que alia arquitetura românica, quinhentista, tardo-barroca, neoclássica e revivalista.
Ponte Metálica sobre o Rio Minho
- património
Avenida de Espanha
4930-677, Valença
Ponte que liga Portugal a Espanha, de duplo tabuleiro plano, sobreposto, com uma extensão máxima de cerca de 400 metros, o inferior para circulação rodoviária, com a largura de cerca de 6,5 metros, e o superior para circulação ferroviária. A inauguração desta travessia aconteceu a 25 março de 1886.
Igreja do Salvador de Ganfei
- património
Largo do Convento
4930-349, Ganfei
Igreja de três naves onde se evidenciam as colunas e os arcos e capitéis românicos. Sofreu importantes alterações no século XVIII, com a substituição do primitivo portal românico e da abside.
Convento Beneditino de Ganfei
- património
Largo do Convento
4930-355, Ganfei
Antigo convento beneditino, amplamente reformulado no século XVIII, onde são visíveis elementos românicos. É formado por três naves possantes de raiz românica. Para além do claustro conserva elementos pertencentes a fontes, chafarizes e repuxos.
Casa do Eirado
- património
Rua Doutor Pedro Augusto Dias
4930-720, Valença
Também conhecida como Casa da Janela, este edifício quatrocentista apresenta uma planta retangular com fachadas de um ou dois pisos, em cantaria aparente, rasgadas por vãos retilíneos com decoração manuelina. Na fachada do lado esquerdo existem algumas roturas que, segundo os populares, são resultantes do terramoto de 1755.
Praça Forte de Valença
- património
Fortaleza de Valença
4930-619, Valença
Estas fortificações datam do século XVII e foram construídas para fazer face às lutas pela independência. Era uma das mais importantes praças fortes do país. Atualmente subsistem quatro portas e doze baluartes, edificados em épocas distintas. Nos terraços é possível observar velhas peças de artilharia. Foi remodelada em 1640.