Os melhores locais para visitar
Monumentos em Ponta Delgada
Farol da Ferraria
- património
Rua do Farol
9500, Ginetes
O Farol da Ferraria foi inaugurado em 9 de Novembro de 1901, contando já com uma longa história. Localiza-se na Ponta da Ferraria, sendo constituído por uma torre cilíndrica e um edifício anexo. Tem cerca de 14 metros de altura.
Farol de Ponta Delgada / Farol de Santa Clara
- património
Rua Padre Fernando Vieira Gomes
9500, Ponta Delgada
Este farol entrou em funcionamento em 1876 e foi o primeiro farol a ser implementado no Arquipélago dos Açores. Em 1955 foi eletrificado e em 1993 passou a utilizar a energia da rede pública.
Portas da Cidade de Ponta Delgada
- património
Praça de Gonçalo Velho
9500-063, Ponta Delgada
Estas portas representam a principal entrada em Ponta Delgada e são o verdadeiro ex-líbris da cidade. Os seus três imponentes arcos construídos no século XVIII abrem aos turistas tudo o que Ponta Delgada tem para oferecer. Junto às Portas da Cidade ergue-se a estátua de Gonçalo Velho Cabral e os edifícios antigos da praça com o mesmo nome do navegador.
Palácio de Sant'Ana
- património
Rua José Jácome Correia
9500-077, Ponta Delgada
Edifício datado do século XIX, onde está atualmente instalada a residência oficial do Presidente Regional dos Açores. No interior, destaque para algum mobiliário dos séculos XVIII e XIX e para uma coleção de azulejos provenientes de antigos templos da ilha.
Forte de São Brás
- património
Rua Engenheiro Abel Ferin Coutinho, 10
9500-768, Ponta Delgada
Forte construído no século XVI e alterado e aumentado no século XIX. Com uma base poligonal, foi projetada pelo italiano Tomaso Benedetti, apresentando quatro baluartes nos ângulos.
Monumento ao Fenelense
- património
Rua da Cidade
9545-225, Fenais da Luz
Painel de azulejos pintados, localizado no centro de uma rotunda. Pretende homenagear os habitantes de Fenais da Luz.
Monumento à Autonomia
- património
Avenida Alberto Príncipe do Mónaco
9500-237, Ponta Delgada
Monumento inaugurado em 26 de julho de 1992, localizado na rotunda que separa a Rua de Lisboa da Avenida Alberto Príncipe do Mónaco. Simboliza a luta do povo do arquipélago e dos micaelenses, em particular, por uma crescente autonomia da região face ao continente.
Monumento ao Emigrante
- património
Avenida Infante Dom Henrique
9500, Ponta Delgada
Monumento representando um homem, uma mulher e uma criança, erguido em homenagem aos emigrantes da ilha.
Estátua de São Miguel Arcanjo
- património
Rua Açoreano Oriental
9500-013, Ponta Delgada
Precedida de uma pequena fonte, esta estátua encontra-se perto dos paços do concelho de Ponta Delgada. A figura tem uma fisionomia que se aproxima das tradicionais representações de deuses gregos e romanos, com as asas a sobressaírem de uma armadura guerreira.
Estátua de Gonçalo Velho Cabral
- património
Praça Gonçalo Velho Cabral
9500-063, Ponta Delgada
Erigida na praça com o mesmo nome, esta estátua, juntamente com as Portas da Cidade, constitui a entrada principal na cidade de Ponta Delgada. Gonçalo Velho Cabral descobriu os Ilhéus das Formigas em 1431, na sequência de uma primeira viagem de localização das ilhas avistadas por Diogo de Silves, em 1427. Em 1432 desembarcou nas ilhas de Santa Maria e São Miguel.