Os melhores locais para visitar
Monumentos em Oeiras
Farol da Mama
- património
Rua Adolfo Casais Monteiro
2790-042, Carnaxide
Farol que, pela sua localização e paisagem desafogada é muito procurado pelos turistas. É rodeado de jardins e passeios pedonais. Este vértice geodésico consiste numa edificação branca com três pés, com semelhanças a um "foguetão". A lanterna do farol encontra-se instalada numa plataforma a dez metros de altura.
Palácio Flor da Murta
- património
Rua da Flor da Murta
2770-186, Paço de Arcos
Datado de 1549, o Palácio Flor da Murta fazia parte de um vasto domínio senhorial designado por “Quinta da Terrugem”, pertencente à família Correia Barém. Da antiga propriedade, restam uma Adega e o palácio com dois pisos, remodelado no século XVIII. Atualmente, alberga um centro empresarial, mas os demais espaços existentes permitem a realização de eventos.
Convento da Cartuxa
- património
Largo da Cartuxa
2760-024, Oeiras
Antigo Convento da Cartuxa, fundado no início do século XVII por São Bruno. Apresenta um pequeno claustro com três arcos em cada ala e uma fachada em calcário.
Forte do Búgio
- património
Barra do Tejo
2780, Oeiras
Forte do período filipino, localizado no rio Tejo, cuja construção teve início no século XVI. O primeiro farol foi instalado no local no século XVIII. Esta original fortaleza circular é um exemplo das fortalezas do renascimento.
Forte de São Bruno
- património
Avenida Marginal
2760, Oeiras
Mandado construir por Dom João IV, em 1647, este forte pertencia ao sistema defensivo da barra do Tejo. Ao longo dos séculos teve várias ocupações e adaptações, tais como o posto da guarda-fiscal, centro de vela juvenil e pousada da juventude.
Forte de São Julião da Barra
- património
Passeio Marítimo de Oeiras
2780-267, Oeiras
Este forte, construído num ponto estratégico que permitisse dominar a entrada da barra, foi uma das mais importantes praças de guerra portuguesas. É dos fortes melhor conservados e o mais perfeito modelo deste tipo quinhentista e proveniente de Itália. De realçar as suas esplanadas, casamatas em abóbada e a cisterna.
Palácio do Marquês de Pombal / Palácio dos Condes
- património
Largo Marquês de Pombal, 21
2780-289, Oeiras
Palácio de estilo pombalino, construído na segunda metade do século XVIII. Funcionava como quinta de recreio dos Marqueses de Pombal. De realçar a capela com pinturas do século XVIII, os azulejos existentes no interior e no exterior do imóvel, duas estátuas datadas do século XVIII da autoria de Machado de Castro e as cascatas dos jardins.
Povoado Pré-histórico de Leceia
- património
Rua 7 de Junho
2730, Oeiras
Importante povoado fortificado, do Calcolítico pré-campaniforme, com cinco fases construtivas, referentes a diferentes fases de ocupação. Evidenciam-se estruturas habitacionais e sistemas defensivos compostos por muros e torres.
Quinta Real de Caxias/ Paço Real de Caxias
- património
Estrada da Gibalta, 18-B
2760, Oeiras
Quinta construída no século XVIII pelo Infante Dom Francisco, filho de Dom Pedro II e de Dona Maria Sofia de Neuberg. Tornou-se residência real estival em 1834, tendo o rei Dom Luís aqui residido durante algumas semanas. No interior, destacam-se as várias pinturas nos tetos e nas paredes e, no exterior, destacam-se os belos jardins.
Igreja Matriz de Oeiras
- património
Largo 5 de Outubro, 1
2780-225, Oeiras
Igreja com uma fachada principal a apresentar duas torres sineiras e alguns pormenores neoclássicos de interesse. Os altares encontram-se revestidos com mármore e ornamentados com retábulos.