No bairro de Alfama, esta loja e sala de provas da Taylor’s oferece uma ampla oferta de vinhos do Porto desta prestigiada casa. O espaço divide-se numa loja no piso inferior e três salas de provas no piso superior.
É um dos pratos mais típicos e conhecidos de Portugal, famoso também além-fronteiras. Conta-se que a sua origem se deve a um taberneiro de Lisboa, de seu nome Braz, que misturou bacalhau desfiado com ovos mexidos e batatas fritas.
Receita: Começa-se por picar as frutas cristalizadas amolecendo-as com um cálice de Vinho do Porto e os frutos secos (pinhão, noz, passas). Dissolve-se o fermento num decilitro de água com uma chávena de farinha. Batem-se 150 gramas de margarina e outras tantas de açúcar com raspa das cascas de um limão e de uma laranja. Adicionam-se quatro ovos e fermento, juntamente com a restante farinha peneirada com uma colher de sobremesa de sal e forma-se uma boa com a massa. Polvilha-se com farinha, amassa-se bem e faz-se uma bola, deixando levedar (até duplicar de volume) e já sobre um tabuleiro …
Encontram-se hoje por toda a parte, mas nasceram em Belém. Há sempre um bom pretexto para saborear estes pastéis. Ao pequeno-almoço ou simplesmente numa pausa, estes pastéis de nata, polvilhados com açúcar em pó e canela, são o ex-líbris da cidade lisboeta. Ponto turístico obrigatório, a "Fábrica dos Pastéis de Belém" aproveita a proximidade do imponente Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém para divulgar este doce, confecionado desde 1837. A receita original, exclusivamente conhecida pelos mestres pasteleiros que os fabricam artesanalmente na "Oficina do Segredo", mantém-se igual até hoje.
Localizada na Baixa de Lisboa, desde 1930, a Conserveira de Lisboa sempre se dedicou, prioritariamente, à venda de conservas: a Tricana, a Prata do Mar e a Minor. Mantém a traça original da loja e é, em suma, uma verdadeira loja tradicional.
Confecionadas um pouco por todo o país, as farófias são contudo muito apreciadas em Lisboa, onde se supõe que terão sido elaboradas as primeiras receitas.
A par do bacalhau, as sardinhas assadas são um dos pratos mais saboreados da cozinha portuguesa, fruto de uma forte tradição piscatória. São aliás inúmeras as receitas tendo por base principal a sardinha, sendo que aqui apresentamos a assada na brasa, sem dúvida a mais comum, cujo consumo aumenta exponencialmente em todo o país durante as festas dos santos populares.