Os melhores locais para visitar
Saberes e Sabores em Felgueiras
Pão-de-ló de Margaride
- lazer
Felgueiras
4610, Felgueiras
A primeira fábrica deste pão-de-ló, ou pão leve, foi montada numa casa, situada no lugar do Tanque, na freguesia de Margaride. Foi a célebre doceira Leonor Rosa da Silva que, durante mais de cinquenta anos de trabalho, conseguiu tornar conhecido em Portugal e no Brasil o seu Pão-de-ló de Margaride, nome pelo qual é hoje sobejamente conhecido.
António Faria Vieira
- lazer
Várzea
4610-821, Várzea
Artesão que possui uma oficina onde fabrica e restaura instrumentos manuais de corda. Já participou em várias feiras de artesanato, onde obteve vários primeiros prémios.
Quinta da Lixa
- lazer
Monte
4615-658, Vila Cova da Lixa
Empresa conhecida pelos seus vinhos verdes, numa área total de vinha de 35 hectares. Aqui é feito o engarrafamento do vinho, num espaço pensado em receber grandes grupos e com um posto de venda para o público. Dispõe de um salão onde se organizam festas, tais como casamentos e batizados.
Quinta do Mosteiro
- lazer
Pombeiro de Ribavizela
4610-640, Pombeiro de Ribavizela
Propriedade rústica de seis hectares de produção de vinho, kiwis, amoras e criação de animais. A paisagem envolvente é de extrema beleza, com vista para o Mosteiro de Pombeiro e para uma vasta vegetação.
Mário Ribeiro
- lazer
Rua Sarmento Pimentel
4610, Margaride (Santa Eulália)
Confeção e Venda de Pão-de-ló, Cavacas, Lérias, Rosquilhos e Cacetes.
Cooperativa Agrícola de Felgueiras
- lazer
Rua Tenente Coronel António Emídio Moreira Peixoto
4610, Margaride (Santa Eulália)
Nesta cooperativa é possível comprar as especiarias da região. Os visitantes podem adquirir mel, o tradicional vinho verde, champagne e jeropiga produzido na cooperativa, kiwis e azeite.
Joaquim Moreira
- lazer
Lugar de Rebela, 614
4610, Várzea
Artesão que possui uma pequena oficina de fabrico e restauro de cavaquinhos e outros instrumentos manuais de corda, função que herdou do pai, Alberto Moreira.
Quinta da Cela
- lazer
EN 101-3 - Lugar da Cela
4610-887, Vizela (São Jorge)
A Quinta da Cela tem uma produção média anual de 55 pipas de vinho verde. Adaptou o espaço dos antigos lagares e prensas em sala de provas, permitindo a 20 pessoas de cada vez a visita a este espaço museológico agrícola instalado no antigo alpendre e a poder observar equipamentos de outros tempos associados aos trabalhos agrícolas. O preço da visita é de 10€.
Quinta de Simaens
- lazer
Moure
4610, Moure
Na Quinta de Simaens realizam-se provas de vinhos e visitas guiadas às vinhas e adegas, com duração de 30 minutos. É um centro moderno para a vinificação e engarrafamento dos Vinhos Verdes, tão característicos desta região. O terreno tem cerca de 30 hectares plantados por talhões monocasta. Para além das vinhas, a Quinta tem uma belíssima Casa Senhorial datada do século XVIII.
Maria Elvira Pereira Costa
- lazer
Aião
4650, Aião
Maria Elvira Pereira Costa dedica-se ao fabrico manual de bordados.