É, talvez, a loja mais representativa do artesanato da região e funciona também como Posto de Turismo. Aqui podem encontrar-se Cristos em madeira, os bonecos regionais, bordados, queijos, mel, trabalhos em talha e restauro, cerâmica, entre outras relíquias.
Loja pertencente a Cláudia Saramago Tavares, onde poderá encontrar ou encomendar peças de cerâmica, cuja inspiração é a Flor da Rosa, concebidas pela própria com grande mestria.
Lugar onde é produzido o famoso Queijo de Nisa, produzido com leite de ovelha, conhecido por ser de tipo curado artesanal, ligeiramente amanteigado e acidulado, sendo extremamente saboroso.
Esta olaria é afamada e invoca um passado longínquo, tendo sofrido poucas alterações. Existem dois tipos de peças de barro: as que vão ao fogo (vidradas e feitas de barro branco) e louça de água (não vidrada e feita com barro vermelho). Os terrenos de Vale da Rosa são muito pobres de barros, no entanto os oleiros continuam este fabrico com barros de localidades próximas.
Doce muito tradicional, está disperso um pouco por todo o Alentejo e é natural encontrar algumas variações, sendo que algumas receitas levam amêndoa e outras miolo de pão, como a que aqui é apresentada. São quase sempre decoradas com canela.