Alvo de uma profunda remodelação no âmbito do programa Polis, situa-se mesmo em frente ao Jardim do Paço e é outro local de lazer bastante frequentado. No âmbito dessa requalificação, o espaço, que outrora foi uma quinta com hortas ajardinadas, deu lugar a um Parque bastante agradável com uma ampla área verde e em que a água assume um lugar de realce. Foram, no entanto, preservados alguns elementos como a pérgola, um maciço de cedros, a Mata dos Loureiros ou a Porta de Roma.
Classificado como monumento nacional, é um dos ex-libris da cidade e um dos exemplares mais originais do estilo barroco em Portugal, tendo sido construído a mando de D. João de Mendonça, Bispo da Guarda, por volta de 1720. Apresenta cinco lagos no patim principal, onde se destacam os jogos de água, enquanto o intermédio tem o Lago das Coroas e as Escadarias dos Apóstolos e dos Reis, onde estão representados todos os monarcas portugueses. No patim superior está a Escadaria de Moisés.
As vistas que oferece sobre a zona histórica de Castelo Branco e a região recompensam, e muito, o esforço necessário para o alcançar. Encontra-se perto do Castelo e foi inaugurado em 1941, tendo originalmente sido construído para “esconder” os depósitos de abastecimento de água e, posteriormente, requalificado no decorrer do programa Polis. Os bancos de jardim e as sombras convidam a um merecido descanso, enquanto se contempla a panorâmica que vai da Serra da Estrela até à raia.
Pequeno jardim localizado no centro da cidade, em frente aos Paços do Concelho. Existe um pequeno café com uma agradável esplanada coberta e alguns bancos onde se pode descansar enquanto se observa o bulício citadino. Aqui pode ser apreciada a típica calçada portuguesa decorada com os desenhos caraterísticos do bordado de Castelo Branco.
Espaço de lazer constituído por um jardim com algumas árvores e com um pequeno lago, parque infantil e um pequeno café. Existe também um tanque de aprendizagem de natação para crianças. Uma boa opção para passar as quentes tardes albicastrenses.