Os melhores locais para visitar
Cultura em Covilhã
Teatro Municipal da Covilhã
- arte
Praça do Município
6200-151, Covilhã
Espaço onde têm lugar diversos eventos culturais.
Museu de Arte Sacra
- património
Avenida Frei Heitor Pinto, 9
6200-176, Covilhã
Encontra-se junto ao Jardim Público num edifício projetado pelo arquiteto Raul Lino e apresenta mais de um milhar de peças que já não se encontram ao culto. Inclui obras de pintura, ourivesaria, escultura, paramentaria ou metais. Entre o seu vasto espólio, há peças de destaque como o Relicário do Santo Lenho, a imagem de Cristo Deposto ou o Menino Jesus da Cartolinha. Para além das salas de exposição permanente, tem uma sala de exposições temporárias e um jardim interior.
Tinturaria - Galeria de Exposições
- arte
Rua Morais do Convento
6201-003, Covilhã
A antiga Tinturaria Francisco Mendes Alçada funciona desde 2006 como Galeria de Exposições de carácter temporário. Aqui são organizadas diversas mostras de artistas locais, nacionais e estrangeiros, com vista a dinamizar e a contribuir para a promoção e desenvolvimento cultural e artístico do concelho.
Museu do Queijo
- património
Rua dos Casaínhos
6200-591, Covilhã
Aberto desde 2011 na freguesia de Peraboa, permite aos visitantes conhecerem o processo de fabrico do afamado Queijo Serra da Estrela, um dos “ex-libris” desta região. Através de um percurso enriquecido com projeções em 2D e 3D, o visitante descobre tudo o que envolve a produção do queijo da Serra, desde o modo como era feito antigamente até à modernidade. No final, e como convém, há uma prova de queijo.
Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior
- património
Rua Marquês D'Ávila e Bolama
6200-001, Covilhã
Este museu, integrado na Universidade da Beira Interior, pretende salvaguardar e conservar o extenso património da indústria têxtil do concelho da Covilhã. Visa igualmente a investigação e divulgação da tecnologia ligadas à industrialização dos lanifícios. Está dividido em três núcleos: o da Real Fábrica Veiga/Centro de Interpretação dos Lanifícios, e atual sede do Museu, o da Real Fábrica de Panos e o das Râmolas de Sol.
Centro Interpretativo da Cereja
- património
R. da Estalagem, 31
6200-571, Ferro
A cereja da Cova da Beira está em destaque neste projeto que pretende demonstrar o processo produtivo daquele fruto apreciado por muitos.
Auditório Teatro das Beiras
- arte
Travessa da Trapa, 2
6201-909, Covilhã
Auditório localizado numa antiga fábrica de lanifícios, com capacidade para 90 pessoas. Pertence ao Teatro das Beiras, companhia fundada em 1974.
Centro Cultural do Grupo Recreativo Refugiense
- arte
Rua Grupo Recreativo Refugiense
6200-545, Covilhã
Pequeno centro cultural pertencente ao Grupo Recreativo Refugiense.
Biblioteca Municipal António Santos Viegas
- património
Rua Conde da Ericeira, 25
6200-086, Covilhã
Biblioteca inaugurada em 2000, a oferecer um vasto espólio documental e alguns meios informáticos.