Os melhores locais para visitar
Cultura em Belmonte
Museu Judaico
- património
Rua da Portela, 4
6250-088, Belmonte
É um testemunho vivo da importante presença que a comunidade judaica teve e continua a ter em Belmonte. Serve, igualmente, de homenagem a quem conseguiu resistir às ordens de expulsão dos reis católicos, à perseguição da Inquisição e às penas dos tribunais. O seu acervo é composto por peças usadas por judeus e cristãos-novos na sua vida quotidiana ou nas práticas religiosas, desde a Idade Média até ao século XX.
Museu dos Descobrimentos / Centro de Interpretação “À Descoberta do Novo Mundo”
- património
Rua Pedro Álvares Cabral, 68
6250-088, Belmonte
Foi Pedro Álvares Cabral, com a descoberta do Brasil em 1500, que inspirou a criação deste atrativo e interativo Museu. O Centro de Interpretação “À Descoberta do Novo Mundo” distingue-se pela utilização de modernas tecnologias e técnicas museográficas que fazem o visitante “recuar” mais de 500 anos e sentir-se a descobrir o Brasil. Seja por passar pelo interior de uma nau, pelo alto mar ou por um colorido mercado do outro lado do Atlântico, este museu proporciona experiências diferenciadoras.
Museu do Azeite
- património
Largo Bombeiros Voluntários, 129
6250-056, Belmonte
Criado num antigo lagar, esta estrutura museológica foi criada com o objetivo de ensinar aos visitantes o processo de produção tradicional do azeite, bem como a importância que assumiu na economia local. Desenvolve-se em três pisos e lá é possível encontrar as velhas mós e prensas, em que era produzido o azeite da vila até 1995. À saída, o visitante é convidado a degustar diversos tipos de azeite e no exterior pode contemplar um olival, assim como o Zêzere, que corre nas traseiras do edifício.
Ecomuseu do Zêzere
- património
Rua Pedro Álvares Cabral
6250-088, Belmonte
O Rio Zêzere passa pelo concelho de Belmonte e este pequeno museu mostra toda a sua história e caraterísticas. Desde a nascente até à foz, o visitante fica a saber mais pormenores sobre as espécies que vivem no rio que nasce na Serra da Estrela, bem como a vegetação que o rodeia. Este núcleo museológico foi criado na antiga Tulha dos Cabrais, um edifício austero que funcionou como celeiro da família mais importante da vila, cujo solar se situa mesmo em frente.
Biblioteca Municipal de Belmonte
- património
Rua Pedro Álvares Cabral
6250-088, Belmonte
Biblioteca com um vasto acervo documental.
Fórum Municipal de Belmonte
- arte
Rua Pedro Álvares Cabral, 30-32
6250-086, Belmonte
Espaço onde decorrem várias iniciativas culturais e recreativas.
Auditório Municipal de Belmonte
- arte
Rua Pedro Álvares Cabral, 1
6250-085, Belmonte
Espaço onde decorrem várias atividades culturais e recreativas.