Espaço que pretende servir social e culturalmente a população, proporcionando um recinto comercial, local de exposições, um auditório, um Clube de Ténis e espaço infantil.
Situado junto à Praia Fluvial do Poço Corga, pensa-se que este lagar conta com mais de 400 anos de história, embora os primeiros registos referentes ao funcionamento enquanto lagar de azeite datem de 1939. Por força das legislações comunitárias, deixou de funcionar como lagar e é atualmente um museu, que pretende dar a conhecer o processo de produção artesanal de azeite.
A Casa do Tempo surgiu com o intuito de ser um espaço de preservação do património e um foco irradiante de atividades de carácter cultural e pedagógico. Assim sendo, além de todos os meses promover diversas exposições temporárias, a Casa do Tempo alberga ainda uma exposição permanente que, através da contemplação das notícias que o jornal «O Castanheirense» nos apresenta desde 1 de Janeiro de 1937 e da apreciação de um conjunto de objectos ligados à indústria dos lanifícios, nos permite fazer uma viagem pela história de Castanheira de Pera.
Esta casa está nas instalações da Junta de Freguesia do Coentral desde 2002, já que esta foi a casa onde nasceu, em 1835, D. Manuel Agostinho Barreto, Bispo do Funchal. Aqui pode encontrar o espólio e toda a história do Rancho Folclórico Neveiros do Coentral e ao seu fundador, Herlander Machado, em 1964, além de várias homenagens prestadas aos castanheirenses, aos seus costumes e às suas casas.