Os melhores locais para visitar
Cultura em Vila do Conde
Nau Quinhentista e Alfândega Régia - Museu de Construção Naval
- património
Rua Cais da Alfândega
4480-702, Vila do Conde
Trata-se de um núcleo do Museu de Vila do Conde, dedicado à história da construção naval. A exposição permanente patente ao público, assume três vertentes que traduzem a função do Museu: a Navegação Portuguesa, nomeadamente aquela que tem origem e destino em Vila do Conde, a história da Alfândega Régia, seu funcionamento, oficiais e produtos desalfandegados, e, simultaneamente, a história da Construção Naval, tipos de barcos construídos em Vila do Conde, e respetivas técnicas e processos construtivos utilizados na Construção Naval de Madeira. No projeto de recuperação da Alfândega Régia e do Museu dedicado à tradição da Construção Naval em …
Casa de José Régio - Museu de Vila do Conde
- património
Avenida José Régio
4480-671, Vila do Conde
Criado em 1975, apresenta um conjunto de peças de mobiliário, arte sacra, louças e quadros, que o escritor José Régio, um apaixonado, admirador e colecionador, reuniu ao longo da sua vida. Dos quadros fazem parte obras de Alvarez, Barrias, Júlio, entre outros, e ainda a importante coleção de Ex-votos. Além disso, encontram-se aqui os manuscritos, provas tipográficas, correspondência e a biblioteca de José Régio.
Centro de Memória de Vila do Conde - Museu de Vila do Conde
- património
Largo de São Sebastião
4480-706, Vila do Conde
Junta as valências do Arquivo Municipal, Gabinete de Arqueologia e o Núcleo Central do Museu de Vila do Conde. O Centro de Memória resulta de um projeto de regeneração do Solar de S. Sebastião. Recebe exposições temporárias dedicadas à arte contemporânea, para além da exposição permanente da unidade central, “Vila do Conde: Tempo e Território”, e é aqui que se encontra também o espólio arqueológico à guarda da Câmara Municipal, provenientes dos projetos de escavação da Cividade de Bagunte e de divulgação do Castro de S. Paio.
Museu das Rendas de Bilros - Museu de Vila do Conde
- património
Rua de São Bento, 70
4480-781, Vila do Conde
Instalado num típico solar urbano do século XVIII pretende promover o estudo da história desta arte secular e relançá-la no novo milénio. Do acervo destacam-se belos exemplares de Rendas de Bilros, desenhos e piques. Poderá assistir à feitura das rendas pois no museu encontram-se Rendilheiras a trabalhar nos bilros.
Centro Interpretativo de Memórias da Misericórdia de Vila do Conde
- património
Rua Doutor António de Andrade, 104
4480-806, Vila do Conde
Constituiu-se como um polo museológico diferenciador, alicerçado em duas perspetivas de abordagem que pretendem proporcionar a leitura dialética de uma Instituição com mais de quinhentos anos de história.
Teatro Municipal de Vila do Conde
- arte
Avenida Doutor João Canavarro
4480-668, Vila do Conde
Aberto ao público em 1949 e encerrado na década de 80, o Teatro Municipal de Vila do Conde foi recentemente recuperado e comporta uma lotação de cerca de 800 lugares, provido com todas as condições de conforto para os espetadores. Dispõe ainda de uma sala de ensaios, de um bar de apoio ao equipamento e diversos serviços de apoio à atividade, designadamente foyers e camarins. Todas as salas estão dotadas de régie com equipamento de projeção de cinema analógico e vídeo digital e régie de luz e som.
Museu da Cooperativa Agrícola
- património
Rua da Lapa, 293
4480-757, Vila do Conde
Criado pelo estudioso Elísero Pinto, o Museu da Cooperativa Agrícola apresenta ao público um conjunto de alfaias agrícolas, entre as quais se encontram os Jugos – utensílios para aparelhar o gado –, trajes de lavoura, e ainda objetos domésticos utilizados pelas comunidades rurais, de onde se destacam as peças de cerâmica.
Museu das Cinzas
- património
Largo Dr. Acácio Barbosa, 36
4480-952, Vila do Conde
O Museu das Cinzas encontra-se instalado numa sala, projetada pelo Eng.º Eça Guimarães, anexa à Igreja do antigo Convento de N.ª Sr.ª da Encarnação, hoje mais conhecida como Igreja de S. Francisco. O Convento foi mandado erigir em 1522, por D.ª Isabel Mendanha, que, depois de pronto, o entregou a 12 religiosos, número posteriormente aumentado para 20. A base da coleção do Museu são as 16 imagens da Procissão das Cinzas. O acervo é ainda constituído por livros de registo, alfaias litúrgicas, bordados a matiz, saiais de andor bordados a ouro, utensílios da Procissão, pratarias, bem como imagens sacras desde …