O Centro de Cultura e Recreio do Orfeão da Feira é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo promover e preservar a cultura e as tradições juntos de orfeonistas e do concelho.
Neste espaço instalado num antigo engenho fundado em 1822, ficará a conhecer a história da indústria do papel. As coleções abarcam todo o concelho de Santa Maria da Feira, onde a indústria do papel tem sido um vetor fundamental da economia desde 1708. Para além dos artefactos e maquinaria, a exposição das marcas de água evidenciará as diferentes tipologias de filigranas criadas pelos fabricantes papeleiros das Terras de Santa Maria. Do vasto espólio documental, salienta-se o acervo de diferentes qualidades de papel, bem como papéis com marca de água dos séculos XVIII, XIX e XX, representativos da História do Papel …
Rodeado por jardins de grande beleza povoados de estátuas e esculturas, o Museu de Santa Maria de Lamas foi fundado em 1950 e renovado em 2005, sendo composto por dezasseis salas e um conjunto de exposições permanentes assinalável. Ali encontrará salas dedicadas à arte sacra, à indústria da cortiça, a mobiliário, etnografia, estatuária, ciências naturais, cerâmica e a curiosidades. O serviço educativo do museu realiza atividades educativas dirigidas às diferentes faixas etárias que visam a sensibilização para a arte e património cultural.
O Museu Convento dos Lóios é um museu regional que promove exposições temporárias quer nacionais e internacionais de manifesto interesse e onde poderá apreciar também a exposição permanente na área da Pintura, Arqueologia, História e História de Arte, explicando a origem do Homem, evolução e desenvolvimento das Terras de Santa Maria. Constam também as doações resultantes de actos oficiais ou ações da vida política do município.