Este pudim de sabor ímpar terá sido uma das poucas receitas de doces que o Abade de Priscos transmitiu. Acabou por se tornar numa das sobremesas mais saboreadas no Minho. Recheado com caramelo, tem uma particularidade que o distingue dos demais pudins: o sabor do toucinho.
Na véspera de Natal, algumas horas antes da consoada, gente de todo o lado ruma até este estabelecimento para cumprir uma das tradições mais enraizadas da cidade de Braga: comer bananas acompanhadas de um cálice de Moscatel de Setúbal. A tradição teve início acidentalmente nesta loja há três décadas atrás, e, ano após ano, enche por completo a Rua do Souto.
As papas de sarrabulho são um prato típico da região minhota, confecionadas com sangue de porco, carne de galinha, carne de porco, salpicão, presunto, chouriço, cominhos, limão e pão ou farinha de milho, entre outros ingredientes. Podem ser acompanhadas como acompanhamento de um prato principal, como por exemplo os Rojões à Moda do Minho.
Este caldo é um dos principais atrativos da gastronomia minhota. Confecionado através de couve migada, batata, alho, cebola e azeite pode ser servido a qualquer hora do dia e pode ser acompanhada com rodelas de bom chouriço ou salpicão e broa de milho. É muito saboreado em épocas festivas, nomeadamente nos Santos Populares, acompanhando sardinhas assadas.
Originalmente esta receita teve origem no Convento de Santa Clara, de Caminha. Este prato de migas, como também é conhecido, terá depois começado a ser vendido em tabernas e em dias de feira. Um prato sempre muito apetecido, normalmente acompanhado com batatas cozidas e grelos.