A Renda de Bilros é considerada o ex-libris do artesanato Penichense, pelo que este museu versa o estudo, conservação, valorização e divulgação deste importante património cultural, nas suas vertentes material e imaterial. Palco de exposições, permanentes e temporárias, que valorizam as diferentes áreas desta arte, possui ainda uma sala de formação e um centro de documentação.
Localizado na Fortaleza de Peniche, este espaço nasce do reconhecimento desta Fortaleza enquanto espaço-memória e símbolo maior da luta pela liberdade à escala nacional. Tem como missão a preservação da memória histórica da Fortaleza de Peniche e da Luta do Povo Português e, em particular, da Resistência à Ditadura, pela Liberdade e pela Democracia. Lá, é possível ver as celas, as salas de visitas ou o pátio de recreio da prisão que também foi residência de alemães e austríacos durante a Primeira Guerra Mundial.
An association that aims to divulge and protect the art of the bilros embroideries from Peniche. Currently, partly due to the Escola de Rendas de Peniche (Peniche's Embroideries School) there are more than 500 local women acquainted with this kind of craft.