Os melhores locais para visitar
Descobrir novos lugares em Odivelas
Strada Shopping & Fashion Outlet/ Odivelas Parque
- compras
Rua Actor José Camacho Costa
2675-626, Odivelas
O Odivelas Parque é o primeiro grande empreendimento comercial do concelho de Odivelas. Oferece, numa área de 30000 m2, um funcional hipermercado, uma ampla loja de eletrodomésticos, um complexo de sete salas de cinema e 200 lojas de comércio, diversão e serviços.
Ecopista Escola Agrícola da Paiã
- campo
Estrada da Paiã
1675, Pontinha
Situada na Escola Profissional Agrícola Dom Dinis, na Paiã, a Ecopista está destinada a passeios pedestres e de bicicleta e permite ao utilizador trilhar caminhos que, num efeito quase mágico, fazem sentir os visitantes parte integrante da paisagem. O momento é oportuno para observar ovinos, bovinos e equinos e contemplar o voo de aves e conhecer ervas e arbustos que perfumam os caminhos.
Fonte das Fontaínhas
- património
Rua das Fontaínhas
1685-134, Famões
Esta fonte nasceu na Ribeira das Águas Livres, ficou, depois da construção do Aqueduto com o mesmo nome, reduzida a uma nascente e a uma pequena ribeira, que já funcionou como lavadouro público. Foi construída em 1888, tendo a exploração das suas águas iniciado em 1910.
Memorial de Odivelas
- património
Largo da Memória
2675-407, Odivelas
Monumento composto por um grande arco ogival sobreposto a uma colunata que sustenta arcos trilobados, sendo encimado por um brasão. A sua função inicial era demarcar os limites territoriais na área jurisdicional do Mosteiro de Odivelas. Desconhece-se a data certa da sua construção, acreditando-se que data do século XIV.
Mosteiro de Odivelas / Antigo Mosteiro de São Dinis e São Bernardo / Instituto de Odivelas
- património
Largo Dom Dinis
2675-336, Odivelas
Construído entre 1295 e 1305, este mosteiro, fundado por Dom Dinis, pertencia à Ordem de Cister. Bastante danificado pelo terramoto de 1755, atualmente subsistem apenas a porta e as capelas absidais da igreja, bem como alguns lanços dos claustros. Merece destaque a cabeceira gótica, composta pela capela-mor e dois absidíolos, cobertos por nervuras chanfradas. Este mosteiro alberga os túmulos de Dom Dinis e de Dona Maria Afonso, sua filha.
Coreto do Largo Dom Dinis
- arte
Largo Dom Dinis
2675-336, Odivelas
Pequeno coreto onde, em dias de festa, atuam bandas filarmónicas.
Padrão do Senhor Roubado
- património
Rua Pedro Álvares Cabral
1675, Pontinha
O Monumento ao Senhor Roubado, datado de 1744, é composto por um recinto, em forma de trapézio isósceles, apresentando um púlpito que lhe confere a dimensão de lugar de culto divino, e um paredão inteiramente forrado de azulejos monocromáticos, sendo uma espécie de altar. A sua construção deveu-se a um roubo efetuado na igreja de Odivelas, em 1671, por um jovem que mais tarde foi condenado neste local, passando a ser um espaço onde os fiéis pediam perdão pelos seus pecados.
Núcleo Museológico da Anta das Pedras Grandes
- arte
Bairro Casal Novo
1685-045, Caneças
Anta com câmara formada por sete esteios e um pequeno corredor virado a sudoeste. Esta estrutura de grandes blocos calcários foi utilizada como espaço funerário, durante o Neolítico final e Calcolítico. Está classificada como Monumento Nacional desde 1944.
Fonte dos Castanheiros
- património
Rua dos Castanheiros
1685-585, Famões
Composta por três arcos de volta perfeita, encimado por um frontão, de lanços, que enquadra três medalhões de embrechados, a Fonte dos Castanheiros remete-nos para um revivalismo bucólico e neoromântico. Situada numa quinta pitoresca, foi a primeira a ser explorada por particulares em 1931.
Jardim Botânico de Famões
- campo
- lazer
Rua Cidade de Portimão, 359
1685-676, Odivelas
Com cerca de 6200 metros quadrados de área, o Jardim Botânico de Famões alberga mais de 6000 plantas, que representam cerca de 50 espécies autóctones características da região de Lisboa. No espaço podemos encontrar um auditório ao ar livre, iluminado por candeeiros alimentados a energia solar.