No bairro de Alfama, esta loja e sala de provas da Taylor’s oferece uma ampla oferta de vinhos do Porto desta prestigiada casa. O espaço divide-se numa loja no piso inferior e três salas de provas no piso superior.
É um dos pratos mais típicos e conhecidos de Portugal, famoso também além-fronteiras. Conta-se que a sua origem se deve a um taberneiro de Lisboa, de seu nome Braz, que misturou bacalhau desfiado com ovos mexidos e batatas fritas.
Recette : Commencez par hacher les fruits confits, les ramollir avec un verre de Porto, et les fruits secs (pignons, noix, raisins secs). Dissoudre la levure dans une tasse de farine et un décilitre d'eau. Mélangez 150 grammes de margarine et beaucoup de sucre et le zeste d'un citron et d'une orange. Ajouter la levure et quatre œufs au mélange, ainsi que le reste de farine tamisé avec une cuillère à dessert de sel. Saupoudrer de farine, bien pétrir et laisser reposer (jusqu'à ce que la pâte double de volume). Sur un plateau graissé de saindoux, placez la pâte et …
Encontram-se hoje por toda a parte, mas nasceram em Belém. Há sempre um bom pretexto para saborear estes pastéis. Ao pequeno-almoço ou simplesmente numa pausa, estes pastéis de nata, polvilhados com açúcar em pó e canela, são o ex-líbris da cidade lisboeta. Ponto turístico obrigatório, a "Fábrica dos Pastéis de Belém" aproveita a proximidade do imponente Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém para divulgar este doce, confecionado desde 1837. A receita original, exclusivamente conhecida pelos mestres pasteleiros que os fabricam artesanalmente na "Oficina do Segredo", mantém-se igual até hoje.
Localizada na Baixa de Lisboa, desde 1930, a Conserveira de Lisboa sempre se dedicou, prioritariamente, à venda de conservas: a Tricana, a Prata do Mar e a Minor. Mantém a traça original da loja e é, em suma, uma verdadeira loja tradicional.
Confecionadas um pouco por todo o país, as farófias são contudo muito apreciadas em Lisboa, onde se supõe que terão sido elaboradas as primeiras receitas.
A par do bacalhau, as sardinhas assadas são um dos pratos mais saboreados da cozinha portuguesa, fruto de uma forte tradição piscatória. São aliás inúmeras as receitas tendo por base principal a sardinha, sendo que aqui apresentamos a assada na brasa, sem dúvida a mais comum, cujo consumo aumenta exponencialmente em todo o país durante as festas dos santos populares.