É, provavelmente, o bolo com maior tradição da ilha da Madeira. É preparado no dia 8 de dezembro em honra de Nossa Senhora da Conceição, para ser servido no Natal. Confecionado à base do melhor mel e com inúmeras especiarias, tem a particularidade de se poder conservar durante um ano inteiro.
O Bolo do Caco é um pão de trigo típico da região da Madeira, confecionado com farinha de trigo, fermento, água e sal. Pode ser consumido quente, como entrada de uma refeição, barrado com manteiga de alho a derreter ou como iguaria principal. O nome, "Caco", deriva do facto de ser cozido precisamente sobre um "caco" de telha, colocado sobre as brasas. Para cozer bem é indispensável que a pedra esteja escaldante.
Fábrica que confeciona doces que lembram os sabores de outros tempos, como marmelada à fatia, doces e geleias de frutos da ilha como a anona, limão, maça, papaia, tamarilho e tomate, sorvetes de fruta fresca, rebuçados de eucalipto e de funcho, o bolo de mel com frutos secos, e as bolachas de gengibre, amêndoa, ovos e leite.
Tal como em muitos pontos do País, a ilha da Madeira inclui, nas suas receitas gastronómicas, os produtos típicos da região. A açorda à moda do Funchal não é exceção e, na sua confeção, são utilizadas papas de milho, bem como batata-doce assada como acompanhamento.
É um dos doces mais tradicionais da ilha da Madeira. Têm um sabor único uma vez que são confecionadas com o melaço extraído das canas da ilha. São muito populares, especialmente durante a época do Natal.
Este bolo tradicional é de aparência e confeção em tudo semelhantes ao bolo de mel, apenas diferindo na quantidade dos ingredientes. É muito resistente sendo que pode ser conservado durante um ano inteiro.