O Queijo Serra da Estrela, vulgarmente chamado Queijo da Serra, é o mais antigo dos queijos portugueses, produzido desde o século XII. É um queijo curado, de pasta semi-mole e amanteigada de cor branca ou amarela, produzido de forma tradicional a partir do leite de ovelha, na região da Serra da Estrela. Produto DOP (Denominação de Origem Protegida), a qualidade e sabor único do Queijo da Serra são reconhecidos em todo o mundo.
Localizado na zona histórica da vila de Celorico da Beira, bem perto do castelo, ergue-se esta Catedral do Queijo Serra da Estrela. O magnífico edifício datado do século XVII merece, por si só, uma visita. Dedicado à preservação da tradição do queijo da Serra da Estrela, integra ainda o Museu do Agricultor e do Queijo. Aqui poderá comprar e degustar o afamado queijo, assim como outras iguarias regionais, como a morcela, a chouriça, o presunto, o pão de centeio, o mel, as compotas e o vinho.
O requeijão é um tipo de queijo semelhante ao ricotta italiano, sólido e com um sabor forte característico. A sua cor varia entre o branco e o branco-amarelado, sendo normalmente vendido em recipientes de plástico.
Prato de carne de porco que na Ceia de Natal, após a missa do Galo, é apelidado de Marrã, para comemorar o fim do jejum do Advento. De acordo com a tradição é abatido o animal com mais gordura, sendo que o verdadeiro sabor da carne de porco engordado vem da camada grossa de toucinho que a envolve.