Casa rústica, toda em pedra, a comercializar doçaria regional variada, com destaque para os Bolinhos de Amor (pequenos bolinhos redondos cobertos de açúcar) e o pão-de-ló.
Sociedade familiar com mais de três séculos de dedicação à cultura da vinha e do vinho. É a líder de mercado no setor do vinho verde, produzindo afamados vinhos como Casal Garcia. Para além disso, produz, igualmente, a famosa aguardente Adega Velha e fabrica deliciosos queijos. Na Quinta, para além dos magníficos bosques, jardins e matas para visitar, pode testemunhar a qualidade dos vinhos da Aveleda, enquanto observa as montanhas do Vale do Sousa.
Muito apreciada em épocas festivas, nomeadamente no dia de São Bartolomeu, porque segunda a crença popular o "Diabo anda à solta". Há também quem o coma na Quaresma, para que "Cristo ainda tenha tempo de olhar para as horas".
As margens do rio Minho foram habitadas desde a Idade da Pedra, dedicando-se esses povos à pesca, entre outras atividades. Apreciada desde o antigo Império Romano, a lampreia é o ingrediente principal de pratos típicos em diferentes pontos do país. É um fóssil vivo com mais de trezentos milhões de anos, uma fusão entre a serpente e o peixe com corpo anguiliforme. A receita de arroz de lampreia, rodeada de mistérios, é um dos pratos mais afamados.