Nesta pequena loja poderá comprar as deliciosas e famosas alheiras de Mirandela. Este produto típico, imagem de marca de Mirandela, é confecionado com carne e gordura de porco, de aves ou de caça, juntando-se o pão de trigo, o azeite e a banha.
Narra a história que as alheiras terão sido inventadas pelos judeus como artimanha para escapar às Inquisição. Impedidos pela religião de comer carne de porco, e perseguidos pelo facto de não fazerem nem fumarem os habituais enchidos de porco, substituíram a carne de porco por uma imensa variedade de carnes, que incluíam vitela, coelho, peru e pato. A tradição perdurou no tempo e chegou aos nossos dias. Apresenta o formato de ferradura, cilíndrico, constituído por uma pasta fina na qual se vislumbram pedaços de carne desfiados. Atualmente são uma das iguarias mais afamadas de Trás-os-Montes, mas as mais conhecidas encontram-se …
Este doce de origem conventual é confecionado um pouco por todo o país. A receita varia, no entanto, consoante a região onde é confecionado. Em Mirandela são recheados com uma deliciosa compota de fruta.
Oriundo da região de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Queijo de Cabra Transmontano é um produto DOP (Denominação de Origem Protegida) confecionado com leite cru de cabra de raça Serrana, sendo por isso o único queijo de cabra DOP português. É um queijo curado, de pasta extra-dura de cor branca uniforme, cuja maturação dura no mínimo 60 dias.