Os melhores locais para visitar

Cultura em Lisboa

MAC/CCB Museu de Arte Contemporânea

  • património

Praça do Império
1449-003, Lisboa

Lisboa

Centro Cultural de Belém

  • arte

Praça do Império
1449-003, Lisboa

Lisboa

Trata-se de um edifício moderno, inaugurado em 1990, situado entre o Mosteiro dos Jerónimos e o Rio Tejo. Começou por funcionar como sede da Presidência Portuguesa da União Europeia, tornando-se mais tarde (1993) num centro cultural. No pavilhão destinado a mostras temporárias decorrem espetáculos de música, teatro e fotografia.

Teatro Tivoli BBVA

  • arte

Avenida da Liberdade, 182-188
1250-146, Lisboa

Lisboa

Uma das grandes salas de teatro da capital onde têm lugar espetáculos de diversas áreas.

MEO Arena

  • arte

Rossio dos Olivais, Lt 2.13.01A
1990-231, Lisboa

Lisboa

O MEO Arena é o novo palco da música, do desporto, da arte e da cultura. É a maior sala de espectáculos do país onde os grandes acontecimentos ganham uma nova vida. É a Arena onde todos vão querer estar. É outro palco!

Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros (NARC)

  • património

Rua dos Correeiros, 9
1100-161, Lisboa

Lisboa

Este núcleo arqueológico debruça-se sobre as diversas fases de ocupação da baixa lisboeta, apresentando as sucessivas estruturas construídas nesta zona da cidade, desde o período romano até ao século XVIII. Conserva um importante conjunto de cetárias, três pequenas piscinas que faziam parte de umas termas, um mosaico, um troço de via romana e materiais cerâmicos dessa época.

Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

  • património

Rua Serpa Pinto, 4
1200-444, Lisboa

Lisboa

O Museu do Chiado, ou Museu Nacional de Arte Moderna, oferece uma panorâmica da arte portuguesa de 1850 a 1960, ou seja, desde o período romântico até ao modernismo, passando pelo naturalismo, surrealismo e abstracionismo. Subordinada ao tema "De Columbano ao Modernismo", é a maior coleção de arte portuguesa contemporânea, com obras de pintura, escultura e desenho. Dispõe ainda de uma secção de arte francesa dos finais do século XIX. Recebeu uma menção honrosa no Festival Europeu de Museus de 1996.

Museu Nacional do Traje

  • património

Largo Júlio de Castilho, 2
1600-483, Lisboa

Lisboa

Instalado no palácio Angeja-Palmela, ao Paço do Lumiar, este museu integra coleções de indumentária civil dos séculos XIV a XX, trajes populares, trajes de ópera, acessórios de épocas distintas, brinquedos dos séculos XIX e XX, entre outras curiosidades. A fim de manter o seu acervo em pleno estado de conservação, o museu segue uma política de apresentação temporária e rotativa das 35 mil peças que o compõem, realizando diversas exposições temáticas. A tecnologia têxtil é objeto de uma exposição permanente, que inclui uma apresentação das técnicas de fiação, tecelagem e estampagem manual de tecidos. O museu dispõe ainda de uma …

Museu Nacional do Teatro e da Dança

  • património

Estrada do Lumiar, 10
1600-495, Lisboa

Lisboa

Museu instalado no antigo Palácio do Monteiro-Mor, a exibir uma vasta panóplia de objetos relacionados com o universo do teatro. A exposição inclui fotografias, vinhetas humorísticas alusivas a atores famosos do século XX, trajes e adereços de cena, objetos pessoais de atores, maquetes de cenários, figurinos, programas, cartazes, caricaturas, desenhos, teatros de papel, discos, filmes, entre outras peças evocativas da vida e carreira de personalidades ligadas à arte de representar. De salientar uma secção especialmente dedicada à fadista Amália Rodrigues.

Museu de Arte Popular

  • património

Avenida de Brasília, 202
1400-038, Lisboa

Lisboa

Museu dedicado às artes populares e ao artesanato tradicional, a apresentar um conjunto de peças que, na sua maioria, já haviam estado patentes na Exposição de Arte Popular Portuguesa de 1935, em Genebra. A exposição encontra-se distribuída por províncias, documentando a enorme diversidade existente entre as regiões do país. Destacam-se o vestuário, a cerâmica, o mobiliário, os utensílios de trabalho, as filigranas, a cestaria e a pintura. Inicialmente projetado para acolher a Exposição do Mundo Português, de 1940, o edifício do museu foi posteriormente remodelado e adaptado às suas novas funções.

Museu Nacional de Etnologia

  • património

Avenida Ilha da Madeira
1400-203, Lisboa

Lisboa

Contém um acervo etnográfico proveniente, sobretudo, dos países e comunidades de língua oficial portuguesa, mas também de outras regiões do globo, com destaque para as coleções do povo Maconde e dos índios da Amazónia (Galerias da Amazónia), num total de 35 000 objetos. De salientar ainda um importante núcleo de alfaias agrícolas portuguesas patente nas Galerias da Vida Rural.

1 2 3 ... 28 29 30 >